quarta-feira, 23 de junho de 2010

Arte e Indústria na Arquitetura Moderna Bauhaus: Tipografia e Designe


                          

Histórico da Bauhaus
A escola Fundada Por Gropius em Weimar em 1919, surgiu da Fusão da Escola do Grão- Duque n º Artes Plásticas com um Kunstgewerbershule . A Maior parte dos Trabalhos Feitos pelos alunos NAS aulas - oficinas Foi vendida Durante a Segunda Guerra Mundial. O principal era OBJETIVO Fazer da Bauhaus Uma escola combinada de arquitetura, artesanato e academia de artes .
Assim, com o Início da revolução Alemanha nd nd OS Trabalhos desenvolvidos Bauhaus  - De design moderno e Arrojado , passaram um Ser considerados Pelos Partidos Conservadores Como sendo de Esquerda . Estes Partidos opuseram -se e lutaram contra uma escola Desde sua criação e queriam uma dissolução SUA . Apesar de Todos os Esforços de Walter Gropius em design e defender o Seu Caráter Político Não , a Bauhaus em Weimar Foi fechada em 1925.
O método pedagógico adotado nd Bauhaus com uma teoria da Integração e da Prática Sucesso UM era. Desde sua fundação , produziu Uma série de Soluções Criativas Que modificaram o rosto do projeto n º s 20 e 30 anos . Nos ateliês , o tipo , a forma A NORMA EA Função ERAM Conceitos -chaves Por Trás da procuração criativa.
Como elementares Formas e cores primárias como bases permaneceram Importantes da atividade de design , Levando , em última instância a Um "estilo Bauhaus ".
Walter Gropius , 1920.
A Bauhaus combatia uma arte Pela arte e estimulava um livre com uma Finalidade Criação de ressaltar uma Personalidade do Homem . Mais importante Que hum Formar profissional , segundo Walter Gropius, eraLigados Formar Homens EAo fenômenos culturais e sociais expressivos Mais do Mundo Moderno.
Baseados Neste pensamento , professores e alunos Entre Havia Liberdade de Criação , Mas Dentro de Comuns convicções filosóficas . O ensino era suficientemente elástico com uma Participação na pesquisa Conjunta de artistas , mestres de oficinas e alunos .
Walter Gropius Paráuma Unidade arquitetônica tão Podia Ser Obtida Pela Tarefa coletiva , Que incluía OS Mais Diferentes Tipos de Criação , Como uma pintura , a música, a dança , a fotografia EO teatro. O estilo Bauhaus era fruto do pensamento dos professores , recrutados sem Discriminação de Nacionalidade Entre MEMBROS dos Movimentos : cubista e abstrato .
Um dos objetivos era Principais da Bauhausunir artes , artesanato e tecnologia. A Máquina e era valorizada , a Produção industrial EO Lugar Tinham Desenho de Produtos de Destaque . Não se ensinava nada de história POIs considerava -se, Tudo Que Deveria Ser Criado Por Princípios racionais AO inves de Ser Criado Baseado em Padrões do Passado .
  Weimar-Bauhaus Expressionista - 1919 A 1925      O primeiro Passo dado por Walter Gropius que visou reunir Pessoas certas Para a Tarefa cumprida um ser. Assim, apoiou -se em mestres Três Inicialmente , opintor americano Lyonel Feininger,o escultor e gravador alemão Gerhard Marckse opedagogo de arte e pintor SuíçoJohannes Itten .
Retrato de Johannes Itten nenhum traje da Bauhaus elemento Por desenhado - 1920.
O Mais influente FoiItten , desenvolveu Que o Vorkurs - Curso preliminar , Que se Tornou o Ponto principal do Programa da Bauhaus, Baseando -se em Dois Conceitos opostos : " intuição e método "ou subjetiva Experiência "e recognição objetiva ". Este Iniciava Freqüentemente SUAS Exercícios com aulas de ginástica e Respiração , n. descontrair e Relaxar , pingos OS alunos de criar uma " Ordem Direção eA fluentes ". Um dos temas Mais Frequentes de Em suas aulas era um " Descoberta do Ritmo e DEPOIS A composição harmoniosa A partir de ritmos diferentes ". Como ERAM aulas divididas em Três Principais áreas : estudos de Objetos Naturais e materiais, análise dos antigos mestres e Desenho com Modelos vivo AO. Os Diversos ateliês montar Queria Que Gropius, instituídos Foram tão Aos poucos, devido um Problemas Financeiros e da Dificuldade em conseguir mestres Para as oficinas . Neste Período da Bauhaus, Pelos Foram adotados mestres e pelos alunos , Como OS Primeiros Componentes de hum contraponto Aplicado Às Belas-Artes um UTILIZAÇÃO elementares de Formas e cores primárias De modo um Formar Uma base Artistas e Artesãos Entre Comum , em Cujo Ritmo CADA UM dos indivíduos Deverià abençoar A SUA Própria identidade EO Seu Espaço , SUA Expressão.
Na fase seguinte da Bauhaus, o enfoque Foi alterado atingindo OS Conceitos de "tipo "e" Função "com uma técnica Controvérsia EA " Indústria bis ".O artista principal a influenciar uma Mudança nd expressionista Bauhaus, Foi o HolandêsTheo van Doesburg, hum dos Fundadores doDe Stijl, Movimento Criado Por Ele e PorPiet Mondrian, Que DEU AO InícioNeoplasticismo. Em 1922 Theo van Doesburg transferiu -se par Weimar , hum Iniciando novo Curso De Stijl Jovens artistas do Pará, recebendo Vários alunos vindos da Bauhaus, criando Uma Disputa Entre as Correntes .
De Stijl nd Bauhaus - Ripas em Cadeira de madeira, Segunda Versão - 1923 - Marcel Breue .
Theo Van Doesburg descreveu à época o Programa EA Personalidade dos professores da Bauhaus. Enquanto Itten estabelece Diferentes Tarefas de uma forma detectar e encorajar uma Natureza de CADA Indivíduo ( impressivo , expressivo , Construtivo ), Doesburg Apenas estava interessado construtivismo não. Quanto Itten descobriu Que CADA Indivíduo Tinha Preferência Por Uma pessoa paleta de cores,Doesburg com insistiu Mondrian NUMA gama de cores universal e supra- individuais: amarelo, vermelho , branco + azul, Cinzento e Preto.
  
Piet Mondrian - Vermelho em Composição , Amarelo e Azul - 1926 neoplasticismo - .
Reformas pedagógicas-1925 - 1927-A Bauhaus Dessau em       A meta principal da Bauhaus Até esse período Foi Fomentar o Desenvolvimento de casas em Modernas Aspectos Todos os, dos Mais simples utensílios Até o bloco de apartamentos . A partir de 1925 com uma Transferência n Dessau, Gropius introduziu Alterações profundas na Escola da estrutura. Foi Reduzido o numero de ateliês parágrafo seis, englobando : Carpintaria , metal, pintura mural , Têxtil, Impressão Tipográfica e artística e escultura . Posteriormente, abriu -se o ateliê de teatro .
Diagrama Publicado por Walter Gropius nsa Estatutos da Bauhaus - ilustrava o Sistema pedagógico .
Em 1927, o Programa da Bauhaus estava Completamente reorganizado Dando Destaque à Arquitetura , estrutura em subdivida - " Bau "e Decoração de Interiores - " Inneneinrichtung ". O ateliê de teatro tornou- se forte eA Inovação Foi o Seminário Livre de Escultura e Design Pictorico , prática em Pondo como aulas de pintura livre exigidas Pelos mestrePaul KleeeKandinsky.Inicia-se Nesta fase , a Bauhaus Arquitetura nd Como disciplina .
estudos Bauhaus - do curso de Paul Klee - aluna Gertrud Arndt - 1923-1924 .
Nesse período de Atividades da Bauhaus intensificaram - se com o Lançamento de publicações e Organização de Exposições . Em 1928, Walter Gropius carga Passou o de Diretor AO Suíço Hannes Meyer, deixando um Consolidada Já escola. A nova Direção DEU Realce Maior Ainda à Arquitetura e assistiu à das Influências Chegada doconstrutivismo russo. Em 1930, Hannes Mayer Foi substituído Pelo alemão ArquitetoMies van der Rohe, reorganizou Que a escola.
Em 1933 um Bauhaus Foi fechada Por Ordem do Governo nazista , Que se opunha à escola Desde a década de 20, Bem Como um qualquer Outro grupo Que Tivesse Uma Política de Orientação considerada contraria à SUA filosofia. A escola Foi considerada Uma Frente comunista , Por Seu Especialmente em Possuir Quadro de professores russos Para muitos artistas . Escritores nazistas Como Wilhelm Frick e Alfred Rosenberg consideravam uma Bauhaus "anti- Germânica , "e desaprovavam o Seu Estilo modernista .
Porém , a Bauhaus UM TeVe Impacto fundamental não Desenvolvimento das Artes e Arquitetura nd do ocidente europeu , e Também Nos Estados Unidos nas décadas seguintes , parágrafo Para muitos dos artistas Onde Foram exilados regime nazista Pelo .
  Mestres da Bauhaus
Bauhaus , Josef Albers, Hinnerk Scheper , Georg Grande , László Moholy -Nagy , Herbert Bayer , Joost Schmidt, Paul Klee , entre Outros Kandinsky.
Alfred Arndt -aluno da Bauhaus de 1921 um 1926. Chefe e mestre do ateliê de design de interiores ( ateliês de pintura mural , metais e Mobiliário ), mestre do ateliê de design de Desenho e Perspectiva. 1.929 de 1932 .
Munch Gorge -nascido nd Saxonia . Mestre nd Bauhaus de 1916 a 1919, Dividindo uma chefia de Vários ateliês com Itten . Chefe da comissão de Exposições da Bauhaus em 1923.
Gerhard Marcks -Nacionalidade Alemã . Mestre nd Bauhaus de 1919, a 1925. Chefe da Seção de Cerâmica .
Gertrud Grunow -ensinou nd Bauhaus no período de 1919, a 1923, Como professora de música . Nasceu em Berlim .
Gunta Stölzl -nascida em Munique . Estudante nd Bauhaus de 1919 Até 1925, frequentando aulas de Itten e Paul Klee. Freqüentou o ateliê de Tecelagem . Foi professora nd Bauhaus de 1925 um 1931, Como Mestre Artesa não Ateliê de Tecelagem .
Hannes Meyer -Nasceu nd Basiléia . Mestre de Arquitetura NA Bauhaus, no período de 1927 de 1928 Posteriormente nomeado sendo, Diretor e Chefe do Departamento de Construção (até 1930).
Herbert Bayer -aluno da Bauhaus de 1924 um 1925. Jovem e Professor Mestre da Bauhaus na, de 1925 de 1928 . Chefe do ateliê de Tipografia e Publicidade .
Standad Moeb- Prospecto de Móveis e utensílios Produzidos nd Bauhaus - Herbert Bayer.
Scheper Hinnerk -Atuou nd Bauhaus Entre 1925 e 1933 , Como fazer Chefe Setor de Pintura Mural .
Johannes Itten -Suíço , Foi mestre nd Bauhaus Entre 1919 e 1920. A partir deste ano , aulas DEU da Teoria da Forma, Dividindo A direção de Vários ateliês com George Munch. Em 1921 assumiu OS ateliês de metal, pintura mural e vitrais .
Joost Schmidt -professor da Bauhaus de 1925 de 1932 .Chefe da Seção de Escultura , chefe do Departamento de Publicidade . Lecionou o curso de Grafismo , Desenho ao Vivo e Desenho Nu e Figuras n Estudantes Avançados MAIS.
Josef Albers -aluno da Bauhaus Entre 1920 e 1923. Mestre nd Bauhaus, ateliê de vitrais , no período de 1923, uma em 1933.
Lilly Reich -nascida Na Alemanha, Berlim. Foi chefe do Departamento de Design de Interiores da Bauhaus, no período de 1932 uma de 1933.
Lothar Schreyer -Mestre da Bauhaus em 1921 Onde dirigiu o Setor Teatral Até 1923.
Hilberseimer Ludwig -de Origem Alemã . Foi chefe da teoria arquitetônica e de aulas de Projeto de Construção. Esteve nd Bauhaus no período de 1929, uma em 1933.
Ludwig Mies van der Rohe -Nascido em Aachen . Diretor da Bauhaus, de agosto de 1930 Até em julho Seu Fechamento de 1933. Ensinou uma Arquitetura idosos Estudantes.
Cadeira e Banco Barcelona, de Mies van Der Rohe, Bauhaus. 1926.
Lyonel Feininger -Foi mestre nd Bauhaus no período de 1919, a 1925 . Chefe da Seção de Impressão Gráfica . Nasceu em Nova Iorque .
Marcel Breuer -estudante nd Bauhaus de 1920, um 1924. Formação não ateliê de Carpintaria . Mestre na Escola no período de 1925 de 1928 , atuando design Como de Mobiliário . Nasceu Hungria ma .
Marcel Breuer Cadeiras Bauhaus - - - 1928 - Marcel Breuer Cadeira - 1925
Marianne Brandt -aluna da Bauhaus de 1924 um 1926, fez Curso Preliminar soluço Direção de Albers e Moholy -Nagy e cursos com Paul Klee e Kandinsky. Estudou não ateliê de metal . Foi assistente do Ateliê de metal A partir de 1927, passando a 1928 Chefe de um 1929.
Luminária (1928 ) e Serviço de chá (1924) - Marianne Brandt.
Künstlern Oskar -nascido em Estutgard . Mestre da Bauhaus de 1921 um 1929. Foi chefe do Departamento de Pintura Mural, do ateliê de escultura em pedra e do ateliê de escultura em madeira . Chefe do Setor de teatral de 1923, uma de 1929.
Paul Klee -nascido em Berna. Foi mestre nd Bauhaus de 1921 um 1931. Atuou Como chefe do ateliê de encadernação , chefe do ateliê de vitrais . Ensinou Designe Elementar do Plano e aulas de Desenho de Corpo nu . Deu aulas de pintura livre e Teoria de Design não Ateliê de Tecelagem .
Peterhans Walter -nascido em Frankfurt. Foi chefe do Departamento de Fotografia.
Wassily Kandinsky -nascido em Moscou, era formado em Direito e Economia. Foi mestre nd Bauhaus de 1922, um 1933, chefiando o ateliê de pintura mural Até 1925. Ministrou cursos nsa ateliês de Desenho Analítico e Elementos de Forma abstrata , aulas de pintura livre DEU A partir de 1927.
László Moholy - Nagy -Nacionalidade húngara . Atuou nd Bauhaus Entre 1923 e 1928. Foi mestre da Forma do ateliê de metal, chefe do Curso preliminar , Dando aulas de materiais "e Espaços ".
Bauhaus - Modulador - László Moholy - Nagy - 1922.
Bibliografia Utilizada :
Argan, Giulio Carlo. Arte Moderna. São Paulo. Editora Companhia das Letras, 1992.
Benévolo , Leonardo. História da Arquitetura Moderna. São Paulo. Editora Perspectiva .
Droste, Magdalena. Bauhaus Archiv , 1919-1933 . Publicação do Archiv für Gestaltung Bauhaus - Museum.Taschen , 2001.
Gossel , Leuthäuser Peter e Gabriele.Arquitectura , no Século XX . Lisboa. Editora Taschen , 2001.
Sully Jr., Vincent.Arquitetura Moderna : a da democracia Arquitetura . Tradução: Ana Luiza Borges Dantas. São Paulo. Cosac & Naify Edições , 2002


Bauhaus



A Staatliches-Bauhaus (literalmente, casa estatal da construção, mais conhecida simplesmente por Bauhaus) foi uma escola de design, artes plásticas e arquitetura de vanguarda que funcionou entre 1919 e 1933 na Alemanha. A Bauhaus foi uma das maiores e mais importantes expressões do que é chamado Modernismo no design e na arquitetura, sendo a primeira escola de design do mundo.



A escola foi fundada por Walter Gropius em 25 de abril de 1919, a partir da reunião da Escola do Grão-Duque para Artes Plásticas . A maior parte dos trabalhos feitos pelos alunos nas aulas-oficina foi vendida durante a Segunda Guerra Mundial. A intenção primária era fazer da Bauhaus uma escola combinada de arquitetura, artesanato, e uma academia de artes, e isso acabou sendo a base de muitos conflitos internos e externos que se passaram ali.



Gropius pressentiu que começava um novo período da história com o fim da Primeira Guerra Mundial e decidiu que a partir daí dever-se-ia criar um novo estilo arquitetônico que refletisse essa nova época. O seu estilo tanto na arquitetura quanto na criação de bens de consumo primava pela funcionalidade, custo reduzido e orientação para a produção em massa, sem jamais limitar-se apenas a esses objetivos. O próprio Gropius afirma que antes de um exercício puro do racionalismo funcional, a Bauhaus deveria procurar definir os limites deste enfoque, e através da separação daquilo que é meramente arbitrário do que é essencial e típico, permitir ao espírito criativo construir o novo em cima da base tecnológica já adquirida pela humanidade. Por essas razões Gropius queria unir novamente os campos da arte e artesanato, criando produtos altamente funcionais e com atributos artísticos. Ele foi o diretor da escola de 1919 a 1928, sendo sucedido por Hannes Meyer e Ludwig Mies van der Rohe.



A Bauhaus tinha sido grandemente subsidiada pela República de Weimar. Após uma mudança nos quadros do governo, em 1925 a escola mudou-se para Dessau, cujo governo municipal naquele momento era de esquerda. uma nova mudança ocorre em 1932, para Berlim, devido à perseguição do recém-implantado governo nazista.





Em 1933, após uma série de perseguições por parte do governo hitleriano, a Bauhaus é fechada, também por ordem do governo. Os nazistas que se opuseram à Bauhaus durante a década de 1920, bem como a qualquer outro grupo que tivesse uma orientação política de esquerda. A escola foi considerada uma frente comunista, especialmente porque muitos artistas russos trabalhavam ou estudavam ali. Escritores nazistas como Wilhelm Frick e Alfred Rosenberg clamavam directamente que a escola era "anti-Germânica," e desaprovavam o seu estilo modernista. Contudo, a Bauhaus teve impacto fundamental no desenvolvimento das artes e da arquitectura do ocidente europeu, e também dos Estados Unidos da América e Israel nas décadas seguintes - para onde se encaminharam muitos artistas exilados pelo regime nazista. A Cidade Branca de Tel Aviv, em Israel, que contém um dos maiores espólios de arquitectura Bauhaus em todo o Mundo, foi classificada como Património Mundial em 2003.



O principal campo de estudos da Bauhaus era a arquitetura (como fica implícito até pelo seu nome), e procurou estabelecer planos para a construção de casas populares baratas por parte da República de Weimar. Mas também havia espaço para outras expressões artísticas: a escola publicava uma revista chamada Bauhaus e uma série de livros chamados Bauhausbücher. O diretor de publicações e design era Herbert Bayer.

Principais artistas do período, como Wassily Kandinsky, Paul Klee, Johannes Itten e László Moholy-Nagy, além de grandes nomes da arquitetura, como Walter Gropius (principal idealizador) e Ludwig Mies van der Rohe.

Sua influência funcionalista chegou ao Brasil principalmente através de seu ex-aluno Max Bill, primeiro diretor da Escola de Ulm, Uma das principais referências dos pioneiros no design brasileiro. O maior sucesso da escola foram seus métodos de ensino, copiados em todo mundo.

Seu Objetivo era simplesmente treinar artistas para o trabalho ligado a industria e, embora suas realizações possam facilmente ser superestimadas, deixou uma impressão duradoura sobre o design do seculo XX. Utilizando modernos materiais industriais, reduzidos aos seus elementos básicos e desprovidos de decoração, os designers da Bauhaus procuravam fabricar produtos que evitassem referencia histórica

Fez parte da primeira geração de alunos formados pela , escola vanguardista de e . É de destacada importância seu trabalho com , cuja obra é vendida até hoje. Seus móveis contribuíram para revolucionar o mercado de móveis até então.





Antonio Alex N°: 06
Cynthia Lorenne N°: 08
Renilson da Silva Macedo N°: 35


Um comentário: