terça-feira, 22 de junho de 2010

Os novos rumos da arquitetura moderna - Sullivan


Louis Sullivan

Louis Sullivan (3 de setembro de 1856-14 de abril de 1924) foi umarquiteto estado-unidense. Ele foi o primeiro arquitecto modernista que defendia a máxima de que "a forma segue a função". Colaborou com Frank Lloyd Wright numa concepção de arquitectura funcionalista orgânica e afirmava que "se a forma segue a função, então o trabalho deve ser orgânico". Os arranha-céus são monumentos e provas vivas da interveniência da arquitectura de Sullivan na época modernista. Ele foi um marco importante na história da arquitectura moderna e deixou os seus ideais proliferarem. 
Nos primeiros anos do século XX, o arquiteto de Chicago, Louis Sullivan popularizou a frase “a forma segue a função” para resumir sua crença de que o tamanho de um edifício, o volume, a distribuição do espaço e outras características devem ser norteadas somente pela função do edifício. Isto implica que se satisfeitos os aspectos funcionais, a beleza arquitetônica surgirá de forma natural.

 















   Louis Sullivan                               



Projetou prédios de escritórios e conjuntos comerciais em grandes cidades americanas: 



                                                                                                        Edifício Wainwright, Missouri.
O mais importante representante da escola de Chicago, que desenvolveu a estética funcionalista dos arranha-céus, Louis Sullivan trabalhou pela renovação da arquitetura e para impor a imagem do arquiteto como artista e criador, contra o ecletismo tradicional.

Bibliografia




 


 Nomes:                        N°:
Priscilla Azevedo         30
Lorrane Moreira         21 
Alice Cristina              02


Um comentário: